Textos


O desenvolvimento e o envelhecimento



Os estoicos e suas lições
 
Resultado de imagem para sêneca

Os estoicos ensinavam a imperturbabilidade. Assim a lição que fica é a de estar além de riqueza ou pobreza, de juventude ou envelhecimento, e assim por diante. Muitas coisas acontecem na vida e em certo sentido são normais. Estar preparado reduz a frustração e nos leva a um outro nível. Lições sobre um envelhecimento feliz, ou mesmo sobre verdadeiras amizades, são de grande valia. Os amigos da juventude muitas vezes não são os mesmos da maturidade, e buscamos o que nos assemelha. Mas estar preparado para a morte talvez seja uma grande lição, e muitas pessoas fogem do tema. Ter a sensação de missão cumprida e procurar a sabedoria nos salva de muitas crises.



Envelhecer sabiamente



 
Resultado de imagem para envelhecer
 

Há quem pense no envelhecimento apenas como uma perda estética. Assim fazem tratamentos de estética, cirurgias, mudam a alimentação. Acham que existe idade para tudo, e que o velho não pode mais fazer certos atos. Mas sem a sabedoria, talvez pouco adiante apenas modificação de dieta. Somos mais do que comemos. Deste modo, não se pode julgar um homem de trinta e cinco anos de velho, e nem que não possa mais viver as alegrias da vida. Apareceu há algum tempo um senhor que vivia plenamente em idade avançada, no caso um praticante de ioga. Fato é que os taoistas chineses tinham lições de longevidade e que isso tudo ensina que o ser humano supera os mitos e os pontos de vista exteriores. Com sabedoria o envelhecimento é apenas uma mudança de calendário, pouco afetando. Na verdade o sábio fica cada vez mais sábio com a idade.


Nem tudo é tão determinado


 
Resultado de imagem para menina Mogli
 



Recentemente se descobriu uma menina de dez anos, na Índia, criada por macacos, e que não teve interação social. Assim os admiradores de Piaget, Vygotsky e cia, pensam de não mais ser possível o desenvolvimento dessa menina, haja vista ter idade própria para tudo etc. Na verdade, servem os ensinos desses autores, mas o ser humano não é um robô que até certa idade desenvolve tal competência, e em outra desenvolve matematicamente e exatamente outra. O Cósmico deve resolver questões em aspecto biológico que nem imaginamos, e há entre os antigos um ciclo de 7 anos, muito anterior ao venerado Piaget. Mas os antigos sabiam que há ainda algo alquímico, fonte da juventude, a pedra filosofal e uma série de mistérios, que guardam não apenas uma medicina universal, como uma superação de envelhecimento, e por quê não, de desenvolvimento. Logo, uma mulher pode engravidar já longeva, uma adolescente engravida, idosos fazem coisas que antes não faziam, e nossa vida pode se estender além dos cem anos. Pode haver esperança que essa criança se desenvolva, mesmo que alguns entendam que há idade para tudo.
 
Mariano Soltys
Enviado por Mariano Soltys em 20/04/2017
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (você deve citar a autoria de Mariano Soltys). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários