Textos

Passeio na biblioteca de Jaraguá, café filosófico e palestras recentes
 
 
 
Na biblioteca de Jaraguá
 



 
           


          Nessa semana estive em Jaraguá do Sul e acabei passando pela biblioteca municipal, que com muita simpatia me recebeu, de modo que divulgarei a cultura de São Bento do Sul por lá, em algumas doações de livros que possuo de autores daqui, bem como de algum evento futuro que poderá ocorrer. Mas observei que por lá os autores regionais e municipais ficam nas primeiras prateleiras da biblioteca, o que merece um elogio com relação ao tratamento público para com os escritores de lá. Também lançamentos ocorrem no espaço e os autores são admirados. Fiquei a vasculhar os livros sobre Direito e Filosofia, e encontrei bons tratados e livros relevantes, pelo menos para uma inicial folhada. Havia pouco público, mas a biblioteca fica a par de trilho de trem, o que aumenta o charme. Construção rústica com piso de madeira também me agradaram. Farei esse intercâmbio de São Bento com Jaraguá, e veremos se disso surgem eventos culturais e colaborações futuras, em especial no campo do pensamento e da filosofia.
 
 
Café filosófico nos Atiradores
 


 



            Nesse Sábado teremos o terceiro Café Filosófico na sociedade Atiradores, que será oficiada pelo palestrante Mestre Wilson de Oliveira Neto, com o assunto do Pensamento de Marx, haja vista os 200 anos de seu nascimento. Sobre Marx, fico aqui a relembrar a boa obra escrita pelo escritor da cidade, Cléverson Israel Minikovsky: “A liberdade na trajetória intelectual de Karl Marx”, bem como aquela obra que escrevi em conjunto com esse autor: “A Ideologia Brasileira”, onde fizemos uma renovação e em parte refutação de pensamento marxista. Mas o café filosófico é uma grande pedida, ocorrendo nesse Sábado a partir das 8 horas da manhã. Estarei lá prestigiando o evento e aprendendo um pouco mais ou observando a contextualização que farão desse pensador alemão. A sociedade atual vem de um momento quase que anticomunista ou antimarxista, e em parte pelas correntes que vêm surgindo, de uma nova direita, com argumentos mais conspiratórios ou agressivos. Mas o pensamento e o café filosófico merecem a atenção, uma vez que um evento com o tema dessa envergadura não pode ficar de fora de nossa agenda, para quem admira a filosofia.
 
 
Palestras em que participei





 
Recentemente participei de palestras sobre o livro “Mil argumentos a favor da existência de Deus”, projeto cultural, de modo que passei pela escola Carlos Zipperer Sobrinho, no Bairro Centenário, de onde tenho um carinho por ter lá estagiado, e palestrei mesmo no CEJA, onde falamos do tema de Deus na Filosofia, sobre ciência, bem como temas correlatos. O evento estava agradável e bem interativo, com diversas perguntas e interação, numa roda democrática, onde nós palestrantes apenas mostramos um conjunto de informações que serviam de interdisciplinaridade para os alunos. Eu disse nessa que todos estamos aprendendo que e que não sou melhor que nenhum deles, de modo que todos caminhamos nesse caminho do saber. Após as palestras doamos um livro para cada aluno, que aos poucos receberam autógrafos e fizeram mais perguntas ao autor. Na palestra também tratei de tema com enfoque mais de diversidade religiosa, mostrando diversas culturas.
 
 
Mariano Soltys
Enviado por Mariano Soltys em 23/06/2018
Alterado em 23/06/2018
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (você deve citar a autoria de Mariano Soltys). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários