Mariano Soltys
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Sociedades Secretas - Ordem Martinista 2
Há outros grupos, como sociedades que chamam a si o nome “Martinismo” e alguns como a Hermanubis, que seguem um caminho próprio, com site e textos disponíveis na Internet. Falarei da SCA, com a qual tive meus primeiros estudos esotéricos oficiais e com certa cobrança em testes, e sempre louvo com todas as vênias essa Sociedade Iniciática, mesmo que virtual. Os estudos de um sistema setenário, planetário, rituais, uso de defesas, meditação, visualização, grupo de oração e estudos de astrologia bem como mitologia estão presentes na SCA. Mesmo até algum tema teúrgico é por ela discutido, e a fé no Grande Arquiteto do Universo Yeheshua, Jesus. Há ademais, um sistema quase católico de tolerância, e não há proibição de culto a imagens (desde que se as imagine ou visualize...), nem o modo como cada um se comporta, apenas avaliando os irmãos por testes e real conhecimento esotérico. Há escritos antigos do cristianismo traduzidos nesse site, como a “Didaqué”, doutrina litúrgica de apóstolos, bem como os “Salmos da Vulgata”, e ainda diversos artigos de bom interesse nesse ramo.
As obras de Saint Martin, que fundou o martinismo, falam em sua maioria em temas místicos, e tratam algumas na mística dos números, da queda angélica, na questão do homem que é salvo pelo Cristo, o Novo Homem, no nome do Redentor, com enfoque cabalista e assim por diante. Outros autores complementam as ciências ocultas presentes no Martinismo, como Böehme, Martinez de Pasqually, Stanislas de Guaita, Papus, Eliphas Levi e outros. Esses místicos ou ocultistas foram a base de muitos conhecimentos que hoje temos sobre o tema. Sobre a simbologia há estudos a respeito da cruz, que tem um significado muito amplo e engloba diversas culturas e espiritualidades, sendo basicamente representação da existência material. A cabala cristã também é evidenciada como foco, e mesmo a teurgia não escapa desses saberes, como a magia branca. Lembro-me de na Sociedade das Ciências Antigas  haver uma diversidade de estudos, focando também em astrologia e mitologia, bem como em uma simbologia geral e muita oração. Podemos somar a tudo isso exercícios espirituais e mentais, como o Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola e algumas concentrações, esta centradas no caminho do coração, que é o caminho da Ordem Martinista (diferente do caminho cardíaco).  Há ademais uma correlação entre uma doutrina setenária e os sete pecados ou defeitos capitais, o que pode ser grande mecanismo psicológico para o autodomínio do iniciado. Fé, caridade e devoção, bem como outras virtudes cristãs são sempre preconizadas e talvez seja o caminho mais acessível a nossa cultura ocidental.

(Retirado do livro Sociedades Secretas e Ocultismo, do autor, à venda em www.agbook.com.br)
Mariano Soltys
Enviado por Mariano Soltys em 03/03/2013
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