Textos


Sociedades Secretas - Rosacrucianismo e suas diversas manifestações



 
Introdução

Sempre com alegria que falo nas ordens externas da Rosacruz, esta eterna e invisível, com origem pública nos primeiros manifestos, mas que antes já existira, desde Egito Antigo, com faraós como Amenóphis IV, bem como com homens da expressão de Giordano Bruno, Paracelso, Eliphas Levi, Stanislas de Guaita, Papus, Francis Bacon, Descartes e outros.


Ordens Externas


AMORC


Conferencia

Vemos com maior divulgação a AMORC, Antiga e Mística Ordem Rosa Cruz, que representa a expressão da Ordem no século 19, com Spencer Lewis e Ralph Lewis, bem como mais recentemente com outros mestres e Imperatores. Nessa os estudos partem para qualidades do campo psíquico, desenvolvimento de potencialidades, de uma tradição reconhecida de fonte tradicional europeia, via documentos. Também ela tem técnicas de terapia metafísica, projeção psíquica e uma série de práticas, disponíveis aos seus iniciados, até mesmo de proteção. Também tem uma ontologia e estudo metafísico, a fim de se conhecer os planos ou dimensões. Dizem que Lewis teria sido iniciado na OTO, e que alguns dos ensinos da AMORC teriam sintonia com isso. Mas todas as Ordens Tradicionais, místicas ou ocultistas, têm conhecimentos muitas vezes semelhantes, não parecendo ser essa a questão. E na AMORC não se acredita em magia, teurgia e formas semelhantes. Não força vegetarianismo.


ROSACRUCIAN FELLOWSHIP – Max Heindel




Uma escola de misticismo cristão, que recebeu inspiração diretamente de Christian Rosencreutz, por via de Max Heindel. Sua obra principal é o Conceito Rosacruz do Cosmo, que se torna uma tradição ocidental com contribuição teosófica, e assim trata de história oculta do mundo e da humanidade, da constituição física e espiritual do homem e de mais fatos místicos ou ocultistas. De interessante nessa Ordem é que se tem estudo de astrologia, em especial de forma a se mostrar a existência desta na Bíblia. Também tem estudo bíblico do ponto de vista esotérico. Essa Ordem tem muitos escritos e publicações, a maioria disponível de forma livre na rede, em formato e-book. Suas práticas se referem a reminiscências, e evitam exercícios respiratórios. Também apoia o vegetarianismo.


FRA – Fraternitas Rosacruciana Antiqua


frasymbol

Ordem fundada pelo mestre Huiracocha, esta de tradição mais moderna e com acréscimos até de certa Thelema, como alguns ensino de Jorge Adoum e outros. Possui uma Igreja Gnóstica e seus ensinos são seletivos, bem como o ingresso na ordem. Pode-se encontrar revistas sobre ensinos da Ordem ou publicações de gnose. Também seu fundador teve iniciação na OTO, este já em tempo de Crowley, e por isso essa ordem ser um pouco mais moderna ou de vanguarda que as outras, talvez tratando do tema de sexualidade sob ponto de vista oculto. Parece proibir o tabagismo. Conheci essa ordem através de um escrito de Frater Vicente Velado, que a revelava e discutia sobre seus ensinos. Huiracocha é um grande mestre, apesar de seus livros serem menos divulgados. Estuda também os conhecimentos esotéricos presentes na Bíblia, bem como no Pistis Sophia, também estudando alquimia e ciências esotéricas no geral. Mas a ordem tem uma busca iniciática e cristã.


Rosa-Cruz Áurea

Ordem que se assemelha a Max Heindel, mas sem ter o vínculo teosófico. Essa seria mais uma forma de esoterismo cristão e tem exigências morais consideráveis. É a menos conhecida e eu mesmo a conheço pouco, apenas tendo amigos que frequentaram palestras e demais eventos. A Ordem teria de ser a mais tradicional das que citei, mas parece ser também uma versão do século 19 da Rosa Cruz Áurea original, anterior a todas estas. A moderna seria o Lectorium Rosacrucianum. Segue uma tradição de estudos hermética e gnóstica. Seus ensinos se dedicam além de temas comuns a outras, a transfiguração. Essa transfiguração tem a ver com o cristianismo original. Seus líderes espirituais são Jan van Rijckenborgh (1968) e Catharose de Petri (1990). A essa Ordem também se atribui uma herança dos Cátaros.

Demais Ordens RC

Há outras Ordens Rosacruzes, como a Rosacruz Cabalística, a FRC, a SRIA, CRC, bem como ordens menos divulgadas. Fato é que cada buscador encontrará naquela ou naquelas que desejar a sua senda, e assim terá uma elevada filosofia e sabedoria a sua disposição. A mais frequentada parece ser a AMORC, mas dependendo da busca, há essas outras opções. Fato é que de início seria interessante conhecer a Egrégora RC, bem como livros e ensinos, princípios dessa Ordem, que tem sua origem antes invisível e junto a Grande Fraternidade Branca e Grandes Mestres.
Mariano Soltys
Enviado por Mariano Soltys em 29/01/2016


Comentários