Textos

Sobre os justos, as duas almas, os 7 dias da Criação na cabala, a mão direita do Senhor no coração, e Esaú e Jacó, segundo livro de Likutei Tânya
 
 

biblia%2B3.jpg
 

 
 
O tsadik é o fundamento do mundo” (Provérbios 10:25 – Mishlei)
 
 
 
E nashamot (almas) que Eu fiz” (Isaías 57:16 – Yeshaiáhu)
 
 
 
Grande é o Senhor, e mui digno de ser louvado; e a sua grandeza é insondável”. (Sal. 145:3)
 
 
 
Pois ele se coloca à direita do poder, para o salvar dos que o condenam”. (Sal. 109:31) “pois sou pobre e necessitado, e dentro de mim está ferido o meu coração”. (idem, 21)
 
 
 
Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas estranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o mais velho servirá ao mais moço”. Sobre Esaú e Jacó – (Gên. 25:23)
 
 
 
Z
 
 
 
Aqui nesse artigo falarei de ensinamentos bíblicos contido no livro do devoto Rabi Zalman de Liadi, livro que não há uma grande comunidade judaica grande onde não há grupo de estudo, que se refere a sabedoria da cabala e dos chassidismo. Isso é relevante a cristão e messiânicos, uma vez conter ensinamentos referentes ao Mashiah (Yehashuah - Jesus), mostrando esse lado mais profundo e espiritual da Torá (ou Bíblia).
 
Uma concepção inicial a que o Tanya faz distinção é entre o Justo (tsadik), o santo, bem como do perverso (rashá), ou pecador. Uma ideia que acrescenta é a de benoni, o intermediário, que em ações, palavras e pensamentos não peca, mas que tem inclinação e desejo por pecar. Jesus é justo, ou tsadik. Já algum apóstolo seria mais um benoni, uma vez que em seu coração poderia existir a má inclinação e o desejo por pecar, ou por prazeres do mundo. Já o perverso (rashá) seria o pecador e que pode às vezes fazer o bem. O justo teria uma natureza em que não há nem possibilidade do mal. Disso que diz que o tsadik, ou os, são o fundamento do mundo. Pois há um justo a cada geração.
 
 
menor%25C3%25A1.jpg
 
 
Então há duas almas, a alma divina, que está no lado direito do coração (o braço direito do Senhor), e a alma animal, que está no lado esquerdo. Os Benoni ou intermediários, mesmo tendo o comportamento santo, bem como palavras e pensamentos do bem, ainda assim tem a alma animal no coração, em seu lado esquerdo, e assim podem ser perversos pela tentação. Já o justo ou santo nem essa possibilidade tem, se concentrando apenas no lado direito do coração, ou com o braço direito do Senhor. Isso mostra o Salmo 109, que mostra que no pobre, naquele que não é ainda rico de santidade, o Senhor coloca para a salvação do lado direito (de seu coração), ou seja, a alma divina sempre existe, mesmo que seja em pequena proporção, uma centelha divina.
 
 
cabe%25C3%25A7alho%2Bpronto.jpg
 
 
Já no Gênesis onde fala das duas nações em Esaú e Jacó, se faz uma alegoria entre as duas almas, entre aquilo que está dentro do homem, sua alma animal, que deve dominar, renunciar ou até mesmo matar, e sua alma divina, que o leva até Deus. Esaú mostrando essa alma animal, e Jacó mostrando a alma divina. Pois o Senhor é grande e insondável, uma vez que Ele está em níveis mais altos em Ein Sof, tendo características infinitas, e sendo percebido apenas nesse sentido por mundo de atzilut, ou por características intelectuais, como em Chokmá, Biná e Da'at. Já os 7 dias da Criação são os 7 poderes emocionais abaixo dessas 3 esferas superiores, que são intelectuais. Por isso a razão domina a emoção.
Mariano Soltys
Enviado por Mariano Soltys em 20/07/2016


Comentários