Mariano Soltys
Conheça minha filosofia e reflexões
Textos

 

Conversas Filosóficas

 

Na última terça-feira conversei com o amigo filósofo Cléverson Israel Minikovsky, sobre diversos assuntos, como religião hindu, política internacional, paranormalidade, filosofia moral e outros assuntos. Agora que estudo ciência das religiões, comecei a perceber ainda mais os paralelos entre diversas crenças em Deus, bem como isso ser cada vez mais claro. Conversando com o amigo, o qual está em leituras de textos sagrados hindus, como Vedas, Upanishades, Mahabarata e outros, percebemos algumas parábolas presentes nos textos de lá, que também estão na Bíblia.

 

Longe de desacreditar da palavra de Deus, isso se mostra uma confirmação, uma vez a sabedoria divina ronda o mundo todo. Outras ideias vêm sobre alguns deuses, como Hanuman, o macaco, o qual fala que para ele as coisas são mais fáceis no que se refere a moral, uma vez que os homens têm a razão, daí mais sujeitos a moral. Isso nos leva a pensar na Bíblia, onde o Senhor Deus nos deu mandamentos, logo regras éticas e morais. Quando escrevi meu livro Axiologia, fiz questão de valorizar a influência do Divino, em nossa ética humana. O filósofo Voltaire acabava criticando um pouco isso, no caso no livro Dicionário Filosófico, onde colocou diversos costumes diferentes ao longo do mundo, que nem sempre estão em sintonia com nossos valores. Numa aula esses dias comentei da tolerância defendida por Voltaire, e de um período que requeria maior crítica da religião, mas que foi positivo. Autores de quase 50 livros que somos, isso tudo fica cada vez mais claro, e o Brasil merece reflexões de elevado quilate, não dependendo nós apenas do primeiro mundo.

 

 

Falando em aspecto global, há quem diga que esse momento seja o fim da globalização, e que já se aponte uma Terceira Guerra Mundial. Oxalá não permita Deus essa guerra, que apenas fique em âmbito comercial, tal batalha, que nosso irmãos ucranianos não sejam o que foi a Polônia na Segunda Guerra. Também que não voltemos a crise de 1929, que pareceu ser todo um prenúncio de uma guerra que viria, bem como aquela crise alemã pós Primeira Guerra. Mas voltando ao hinduísmo, uma coisa que das leituras de amigo ficou clara, é que não existe aquela Trindade Brahma, Vishnu e Shiva, sendo que não fica claro quem são os deuses mais importantes do hinduísmo. Mesmo se observando crenças como em série ou reality “Casamento à Indiana”, se percebe um culto de Ganesha, o elefante, bem como outras divindades bem apreciadas, como Krishna, não ficando tão restrito a Trindade. O mundo oriental é muito curioso, e conversas filosóficas mostram nosso valor ocidental, ressignificando as crenças, mesmo que sob o cristianismo, que continua a sabedoria.

Mariano Soltys, professor e filósofo

Mariano Soltys
Enviado por Mariano Soltys em 18/04/2025
Comentários